terça-feira, 27 de setembro de 2011

PREMIAÇÃO DO SPAECE 2010

SOLENIDADE DE PREMIAÇÃO DO SPAECE 2010


O Programa Aprender pra Valer tem por finalidade a elevação do desempenho acadêmico dos alunos do ensino médio, com vistas à aquisição dos níveis de proficiência adequados a cada série/ano, bem com a articulação deste nível de ensino com a educação profissional e tecnológica.
 Avaliação Censitária do Ensino Médio – consiste na ampliação do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará – SPAECE – para operacionalização de avaliações externas anuais, de todos os alunos das três séries do ensino médio, tendo em vista o acompanhamento do progresso acadêmico de cada aluno, de forma a orientar ações de melhoria a serem implementadas pelas escolas, pelos professores e pelos próprios alunos.
 O Colégio Estadual Dom José Tupinambá da Frota juntamente com a  6ª CREDE realizou hoje dia 27 de setembro de 2011 a solenidade de premiação referente ao ano de 2010 do SPAECE, evento esse que teve como objetivo a entrega  de 19 computadores a nossos alunos que atingiram a pontuação exigida pelo Programa Aprender pra Valer. Estiveram presentes na quadra de esportes Aluno Ciro Ferreira Gomes em nossa escola o Prefeito Municipal de Sobral Clodoveu de Arruda, a Coordenadora da 6ª Crede Professora Valdízia Ribeiro juntamente com todo corpo técnico da 6ª Crede, nosso Núcleo gestor, Professores, Funcionários e alunos. 

ALUNOS PREMIADOS

ABILIO ARRUDA SOUSA (3º ano)

ANA PAULA ALVES ALBUQUERQUE (2º ano)

DAVI SANTOS ROCHA (2º ano)

FABRICIO OLIVEIRA MOURA (1º ano)

FRANCISCA JOELE DIAS BALBINO (3º ano)

FRANCISCO ISRAEL SILVA SANTOS (1º ano)

GERCIANE DE OLIVEIRA VASCONCELOS (1º ano)

GLAUCIMAR SOUSA DA SILVA (3º ano)

JOHNATHAN  MORENO LIBERATO (2º ano)

JONAS MICHAEL DUARTE DA SILVA(2º ano)

KATIENE KERCIA RODRIGUES SOUSA (3º ano)

LEVI SANTOS ROCHA (1º ano)

MARIA EDINA FONTELES PINTO (3º ano)

MARIA ELIZABETH DIAS LOIOLA (2º ano)

MARIA JAQUELINE FERREIRA TORRES (1º ano)

PRISCILA DE PAIVA SOUSA (3º ano)

RAFAEL GLEIDSON COSTA ARAUJO (1º ano)

RICARDO MARTINS DE OLIVEIRA (1º ano)

TICIANE ÉRICA RICARDO RODRIGUES (1º ano)































segunda-feira, 12 de setembro de 2011

RAIO X DAS ESCOLAS

ESCOLA ESTADUAL DOM JOSÉ
 TUPINAMBÁ DA FROTA 
TEM A MÉDIA MAIOR QUE A DO PAÍS NO ENEM

terça-feira, 6 de setembro de 2011

O poder de transformação da leitura


A leitura tem o poder de transformar a vida das pessoas de uma forma inimaginável, através dela adquirimos conhecimentos que serão importantes para nossa vida pessoal e profissional, principalmente quando lemos com prazer e interesse por tais conhecimentos.
Através da leitura adquirimos maior facilidade de escrever e nos expressar oralmente. A prova disso é que vários escritores como Moacyr Scliar, Monteiro Lobato e outros adotaram a leitura como algo necessário e prazeroso em suas vidas e por meio dela tornaram-se grandes homens, marcando a história da literatura brasileira.
Ainda hoje existem muitas crianças fora da escola pelo fato de serem pobres e terem que trabalhar, e outros por estarem no mundo da marginalidade e das drogas, felizmente há casos em que crianças e jovens ao conhecer o mundo da leitura saem dessa vida para buscar novos caminhos.
Muitos jovens, principalmente os mais pobres, buscam realizar seus sonhos através dos estudos, e a leitura está em primeiro lugar, por isso, é possível afirmar que a leitura abre muitas portas na vida de uma pessoa, ou seja, oferece diversas oportunidades.
Devemos ter o livro como algo necessário em nossas vidas, ler bastante, obter conhecimentos e incentivar outras pessoas a ler, pois é através da leitura que passamos a ver o mundo e a vida de outra forma, passamos a compreender melhor as situações mais difíceis de serem compreendidas. Esse é o poder de transformação da leitura.

Maria Jocelene Braz Farias 
              2º “C”

Sistema prisional brasileiro: o que deve ser feito para torná-lo eficaz na ressocialização de presidiários?




 Uma das principais falhas do sistema prisional brasileiro é superlotação. Pessoas cumprem pena em condição precárias e subumanas, locais onde não há higiene adequada e respeito ao espaço do outro.
Jovens estão sendo cada vez mais atraídos pela ambição de obter coisas de forma fácil sem precisar de esforço algum, o que os levam ao aroubo. Outros usam esse meio para fugir da miséria e ajudar a família em casa, sses e outros m otivos os levam a ser maioria nos presídios.
O sistema carcerário propões a reeducação dos presos através de trabalhos comunitários e cursos técnicos que os ajudem no mercado de trabalho. Mesmo assim, muitos presidiários não conseguem uma oportunidade e ao saírem das cadeias sofrem com o preconceito e acabam voltano ao mundo crime para poder sobreviver.
A falta de segurança nos presídios e desatenção por parte do poder público está facilitando a entrada de celulares e objetos perigosos, o que acaba gerando confusões e o não desligamento do mundo do crime.
Uma melhor distribuição de renda entre as classes sociais e parcerias com algumas empresas, devem ser medidas tomadas pelo governo para reduzir o número de pessoas que entram nas cadeias e facilitar suas vidas ao saírem da prisão. Isso proporciona uma melhor ressocialização na vida de pessoas que aprendem com erro e que buscam uma nova chance para crescer na vida honestamente.
Gerciane de Oliveira Vasconcelos
               2º “C”


Ainda há esperança para o aquecimento global?


Todos os dias a televisão, jornais e revistas anunciam catástrofes ambientais e as mudanças que estão ocorrendo no clima mundial. Nunca se viu mudanças tão rápidas e com efeitos tão devastadores como tem ocorrido nos últimos anos.
Esse problema, que está afetando de modo bastante prejudicial a vida na Terra, está acontecendo em função da emissão descontrolada de gases poluentes, o que vem provocando um significativo aumento da temperatura em nosso planeta nas últimas décadas.
O ser humano está utilizando de forma incorreta alguns dos recursos da natureza e trazendo consigo algumas mudanças. Caso o homem não tome nenhuma iniciativa para evitar essas mudanças climáticas, o meio ambiente pode apresentar uma série de problemas desastrosos para a vida na Terra.
É necessário buscar novas maneiras de utilizar de forma correta os recursos da natureza, não desmatando, destruindo e nem fazendo queimadas. Mas, infelizmente o homem só busca crescer a cada dia mais, sem pensar nas consequências e causando a decadência do seu próprio lar.
Essa situação pode sim ser revertida, basta que a humanidade tenha consciência de seus atos e se adapte a novos hábitos que sejam menos prejudiciais ao meio ambinete, adotando novas medidas como o protocolo de Kyoto, que já é adotado em alguns países para controlar a emissão de gases poluentes, passando então, a ser possível o controle do aquecimento global.




Maria Angelina Duarte de Vasconcelos
                     2º “C”


Ainda há esperança para o aquecimento global?



O aquecimento global é um dos principais problemas ambientais desde o século XX, e vem aumentando ainda mais no século XXI, ocorre devido à intensidade do efeito estufa, isso vem ocasionando problemas para a humanidade e também para a fauna e flora.
Pesquisas mostram que toda a região Norte do Brasil pode virar um deserto devido ao aumento da temperatura, e não é apenas isso, as geleiras estão derretendo e isso acaba fazendo com que o nível do mar aumente.
O homem tem uma parcela de culpa em boa parte disso tudo, pois ele usa recursos que prejudicam a Terra, como a queima de combustíveis fósseis (gás, carvão, petróleo, entre outros), e está degradando a natureza sem pensar nas consequências.
Com o aumento da temperatura isso acarretará, quer dizer, já está acarretando problemas de saúde, desaparecimento de muitas espécies, derretimento de geleiras e outros problemas que são muito difíceis de reverter.
Uma das soluções para esse problema é o homem ter consciência de seus atos e saber usar da natureza somente o que ela pode oferece, outra forma seria que grandes potências como Estados Unidos, China e Brasil aprendessem a utilizar fontes de energia mais “limpas”, isso evitaria um problema ainda maior num futuro bem próximo.
Maria Hérika Sales de Sousa 
                2º “C”