terça-feira, 13 de março de 2012

A Cultura - Professora Ilma

A cultura

01. Natureza humana? 

Dizer que alguma coisa é natural ou por natureza significa dizer que essa coisa existe necessária e universalmente como efeito de uma causa necessária e universal. Essa causa é a Natureza. Assim como é da natureza dos corpos serem governados pela lei natural da gravitação universal, também seria por natureza que os homens sentem, pensam e agem; e por isso haveria uma natureza humana.  

02. Desmistificando conceitos 

Em certas sociedades, considera-se que a mulher é impura para lidar com a terra e com os alimentos. Por esse motivo, o cultivo da terra, a alimentação e a casa ficam sob os cuidados dos homens, cabendo às mulheres a guerra e o comando da comunidade. Se assim é, como fica a frase que afirma que o homem foi feito pela Natureza para o que exige força e coragem, para o comando e a guerra, enquanto a mulher foi feita pela Natureza para a maternidade, a casa, o trabalho doméstico, as atividades de um ser frágil e sensível?(será impossível que uma sociedade atribua aos homens tarefas que uma outra sociedade considera naturalmente femininas ou vice-versa). 

Os historiadores brasileiros mostram que a abolição da escravatura só foi realizada pelo Estado brasileiro quando a elite econômica considerou mais lucraivo o uso de mãos de obra imigrante para certo tipo de agricultura (o café) e para a indústria.  

03. Culto, inculto: cultura 

a) “Pedro é muito culto, conhece várias línguas, entende de arte e de literatura.” 
b) “Imagine! É claro que o Luís não pode ocupar o cargo que pleiteia. Não tem cultura nenhuma. É semi-analfabeto!” 
c) “Não creio que a cultura francesa ou alemã sejam superiores à brasileira. Você acha que há alguma coisa superior a nossa música popular?” 
d) “Ouvi uma conferência que criticava a cultura de massa, mas me pareceu que a conferencista defendia a cultura de elite. Por isso, não concordei inteiramente com ela.” 
e) “O livro de Silva sobre a cultura dos guaranis é bem interessante. Aprendi que o modo como entendem a religião e a guerra é muito diferente do nosso.” 

Essas frases e muitas outras que fazem parte do nosso dia-a-dia indicam que empregamos a palavra cultura (ou seus derivados, como culto, inculto) em sentidos muito diferentes e, por vezes, contraditórios. 
a) cultura é identificada com a posse de certos conhecimentos (línguas, arte, literatura, ser alfabetizado). A posse de cultura é vista como algo positivo. 
b) “ter cultura” habilita alguém a ocupar algum posto ou cargo, pois “não ter cultura” significa não estar preparado para uma certa posição ou função. Obs.: Nessas duas primeiras frases, a palavra cultura sugere também prestígio e respeito, como se “ter cultura” ou “ser culto” fosse o mesmo que “ser importante”, “ser superior”. 
c) a cultura já não parece ser uma propriedade de um indivíduo, mas uma qualidade de uma coletividade.  
d) refere à conferência sobre cultura de massa. Nela não se trata mais de pessoas cultas ou incultas, nem de uma coletividade que possui uma atividade cultural que possa ser comparada à de outras. Agora, estamos diante da idéia de que numa mesma coletividade ou numa mesma sociedade pode haver dois tipos de Cultura: a de massa e a de elite.  
e) aparece como algo ou alguma coisa que não se limita ao campo dos conhecimentos e das artes, pois se refere à relação dos guaranis com o sagrado (a religião) e com o conflito e a morte (a guerra). 

04. Natureza e Cultura 

No pensamento ocidental, Natureza possui vários sentidos:
● princípio de vida ou princípio ativo que anima e movimenta os seres (força espontânea);
● essência própria de um ser ou aquilo que um ser é necessária e universalmente (é o conjunto de qualidades, propriedades e atributos que a definem, é seu caráter ou sua índole inata, espontânea);
● organização universal e necessária dos seres segundo uma ordem regida por leis universais e necessárias (porque é a mesma em todos os tempos e lugares para todos os seres);
● tudo o que existe no Universo sem a intervenção da vontade e da ação humanas (Natural é tudo quanto se produz e se desenvolve sem qualquer interferência humana; opondo-se ao natural é artificial ou técnico);
● conjunto de tudo quanto existe e é percebido pelos humanos como o meio e o ambiente no qual vivem (significa o conjunto das condições físicas onde vivemos, quanto aquelas coisas que contemplamos com emoção). A Natureza é o mundo visível como meio ambiente e como aquilo que existe fora de nós, mesmo que provoque ideias e sentimentos em nós;
Para as ciências contemporâneas, a Natureza não é apenas a realidade externa, dada e observada, percebida diretamente por nós, mas é um objeto de conhecimento elaborado pelas operações científicas para explicar essa realidade.
Esse último sentido da idéia de Natureza indica uma diferença entre a concepção comum e a científica, pois a primeira considera a Natureza nos cinco primeiros significados que apontamos, enquanto a segunda considera a Natureza como uma noção ou um conceito produzido pelos próprios homens e, nesse caso, como artifício, artefato, construção humana. Em outras palavras, a própria ideia de Natureza tornou-se um objeto cultural.


05. Os sentidos da cultura


Dois são os significados iniciais da noção de Cultura:
1. vinda do verbo latino colere, que significa cultivar, criar, tomar conta e cuidar, Cultura significava, na antiguidade romana, o cuidado do homem com a Natureza (agricultura). Significava, também, cuidado dos homens com os deuses (culto). Significava ainda, o cuidado com a alma e o corpo das crianças, com sua educação e formação (puericultura  - em latim, puer significa menino; puera, menina). A Cultura era o cultivo ou a educação do espírito das crianças para tornarem-se membros excelentes ou virtuosos da sociedade pelo aperfeiçoamento e refinamento das qualidades naturais (caráter, índole, temperamento);

2. a partir do século XVIII, Cultura passa a significar os resultados e as consequencias daquela formação ou educação dos seres humanos. Torna-se sinônimo de civilização porque os pensadores julgavam que os resultados da formação-educação aparecem com maior clareza e nitidez na vida social e política ou na vida civil (= história).

Na natureza, o tempo é repetição; no tempo da cultura, a transformação.

06. Cultura e trabalho

Para vários filósofos e historiadores, a cultura surge quando os homens produzem as primeiras transformações na natureza pela ação do trabalho, produzem objetos inexistentes na natureza, organizando-se socialmente para realizá-lo, dividindo tarefas. Começa a divisão da qual surgirão as classes sociais e os conflitos e, destes, a instituição do poder.

07. A cultura como ordem simbólica

A lei humana é um mandamento social.
A ordem simbólica consiste na capacidade humana de dar às coisas um sentido que está  além de sua presença material.
A filosofia é uma invenção humana e, portanto, uma atividade cultural e histórica.