quarta-feira, 5 de junho de 2013

Alienação e consumismo, isso tem freio?

 
Observa-se em diversos lugares o comportamento de consumidores alienados, levados pelo o impulso de adquirir algo desnecessário. Porém, com a globalização o aumento de mercadoria gera consequentemente o consumismo desenfreado.

Em virtude dessa consequência, a mídia de tal forma, exerce o papel de alienação dentro da sociedade através do uso dos meios de comunicação como, revistas, jornais sites e televisores. Muitos passam a utilizar famosos fazendo com que o consumidor tenha excitação pelo produto divulgado.

O indivíduo que cresce dentro do meio consumista, tem dificuldade em aprender valores interiores e subjetivos. Além disso, a alienação é a principal dimensão do consumismo, deixando o indivíduo desconhecido do valor da compra e do uso.

Então, é necessário que a sociedade veja a consequência que o consumismo pode provocar,. Assim, adquirir bens materiais como, roupas, sapatos, joias, não passa a ser única forma de se estabilizar emocionalmente. Sob outro aspecto , existe a convivência com amigos, a felicidade, que acaba distraindo o mesmo, levando a esquecer esse mau hábito.

Portanto, diante desse fato caótico, a diminuição de gastos seria o primeiro passo, para que o ser humano controle o consumo desenfreado. 

Maria Thaiany - aluna do 3º ano do Ensino Médio 
do Colégio Estadual Dom José