sexta-feira, 20 de setembro de 2013

CONCURSO DE REDAÇÃO DA 6ª CREDE



É com muito orgulho e satisfação que divulgamos a redação vencedora do Concurso de Redação promovido pela 6ª CREDE. Aproveitamos a oportunidade para parabenizar a aluna Allana Lourdes Vasconcelos Sales como também para abraçar os professores que compõem o corpo docente deste estabelecimento de ensino, especialmente a professora orientadora da referida aluna – professora Valderice Farrapo Costa – que continuamente aplica estratégias inovadoras visando o aprimoramento dos alunos no desenvolvimento da escrita, fator decisivo de SUCESSO NO ENEM.


REDAÇÃO VENCEDORA

     

TEMA: Protagonismo Juvenil

Na sociedade contemporânea, é possível observar a ênfase dada à juventude ao longo dos anos, isto é, no atual período de globalização, onde o fluxo informativo e os aparelhos midiáticos direcionados a eles têm hegemonia, levando-os ao engajamento social, profissional e técnico, atribuindo-lhes certa prioridade.

De fato, é notável que a mocidade nacional é a base do futuro do país, o que contempla a necessidade de investir-se nesse grupo social. Durante o século XX, pôde-se vivenciar diversos exemplos de aquisição de investimentos a jovens do Brasil e do mundo, a saber, a Revolução Meije, que se deu após a ascensão de Mutsuhito Meiji à presidência do Japão, quando em sua vigência enviou seus jovens à Europa a fim de aprimorá-los nas tecnologias da Ciência e Comunicação. Consequentemente, o país teve altos índices especulativos, como o PIB – Produto Interno Bruto – e o IDH – Índice de Desenvolvimento Humano.

Neste contexto, infere-se que é notória a atribuição de confiança à população juvenil, ao passo que muitos projetos são criados em favor de sua emergência, isto é, institui-se aos jovens responsabilidade, direitos e programas, uma vez que com o papel de fator emergente da sociedade. Sua relevância vai além de fatores pessoais, influi no sucesso de toda a massa.

Aqui, depreende-se que a importância referente a essa esfera social é enfatizada demasiadamente, no entanto, a sociedade ainda explora uma geração conturbada, ou seja, grande parte da juventude habitua-se a práticas criminosas, abandono escolar e dependência química, tornando-os indivíduos à margem da sociedade.

Assim, a fim de amenizar o quadro de marginalização social, é interessante às instituições educacionais manterem-se inconstantes com o amadurecimento de seus usufrutuários, isto é, proporem-se ativas ao crescimento juvenil, com projetos incentivadores, consequentemente, contribuindo ao engajamento escolar e ao acréscimo de qualidade profissional ao mercado de trabalho, otimizando seus projetos e impondo valores dignos do contexto hodierno de progresso.

Allana Lourdes Vasconcelos Sales
Aluna vencedora do Concurso de Redação promovido pela 6ª crede – Sobral/Ceará, matriculada no 3º ano A – do Ensino Médio – Professora Orientadora: Valdelice Farrapo Costa

RESULTADO GERAL DA 6ª CREDE
3º LUGAR - Alanna Lourdes Vasconcelos Sales – 3º Ano A – Turno Matutino
Col. Estadual D. José Tupinambá da Frota / Sobral
760 pontos