segunda-feira, 6 de junho de 2011

PROJETO DE XADREZ

APRESENTAÇÃO

A prática do jogo de xadrez tem crescido de maneira significativa em toda rede pública de ensino. São expressivos os números de alunos que praticam e querem praticar o Xadrez. Muitas são as escolas Estaduais e da jurisdição da 6ª CREDE que já atuam com o jogo de xadrez como modalidade esportiva e atividades extra-classe; Com todo esse crescimento temos de dar condições para a implantação de um CLUBE DE XADREZ ESCOLAR com todos os recursos físico, humano e material para serem utilizados pelos alunos do Colégio Estadual Dom José Tupinambá da Frota.

OBJETIVOS GERAIS DO PROJETO

Proporcionar aos alunos do Colégio Estadual Dom José Tupinambá da Frota a oportunidade de conhecer e aprender o jogo de xadrez e utilizá-lo para desenvolver suas habilidades cognitivas, democratizando este jogo-arte-ciência popularizando-o na escola.

JUSTIFICATIVA

O Projeto tem como argumento de Justificação:
É cultura: uma atividade lúdica de origem milenar que se tem distribuído por todos os países do mundo e que encerra um corpo de conhecimentos e experiência que constituem patrimônio cultural da humanidade.
Tem uma base matemática: a matemática é um instrumento e linguagem da ciência, da técnica e do pensamento organizado.
Estimula o desenvolvimento de habilidades cognitivas tais como: atenção, memória, raciocínio lógico, inteligência, imaginação, etc...; capacidades fundamentais no desenvolvimento futuro do indivíduo.
Estimula a auto-estima, a competição saudável e o trabalho em equipe.
Pode ser utilizado como elemento estruturante do tempo livre do indivíduo.
Proporciona prazer em seu estudo e prática.
Por ser um jogo de regras, dita uma pauta ética em um momento propício para a aquisição de valores morais.
Devido às suas múltiplas virtudes, contribui para a formação de melhores cidadãos.

COMPARATIVO DAS CARACTERÍSTICAS DO XADREZ E SUAS IMPLICAÇÕES EDUCATIVAS

CARACTERÍSTICAS DO XADREZ = IMPLICAÇÕES NOS ASPECTOS EDUCACIONAIS E DE FORMAÇÃO DO CARÁTER

* Concentração enquanto imóvel na cadeira = Desenvolvimento do autocontrole psico-físico

* Fornecer um número de movimentos num determinado tempo = Avaliação da hierarquia do problema e a locação do tempo disponível

* Movimentar peças após exaustiva análise de lances seguintes = Desenvolvimento da capacidade para pensamento abrangente e profundo

* Encontrar um lance, a procura de outro melhor = Empenho no progresso contínuo

* De uma posição a principio igual, direcionar a uma conclusão brilhante(combinação) = Criatividade e imaginação

* O resultado indica quem tinha melhor plano = Respeito à opinião do interlocutor

* Entre várias possibilidades, escolher uma única, sem ajuda externa = Capacidade para o processo de tomar decisões com autonomia

* Um movimento deve ser conseqüência lógica do anterior devendo apresentar o seguinte = Capacidade para o pensamento e execução lógicos, auto-consistência e fluidez de raciocínio.

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