terça-feira, 6 de setembro de 2011

Sistema prisional brasileiro: o que deve ser feito para torná-lo eficaz na ressocialização de presidiários?




 Uma das principais falhas do sistema prisional brasileiro é superlotação. Pessoas cumprem pena em condição precárias e subumanas, locais onde não há higiene adequada e respeito ao espaço do outro.
Jovens estão sendo cada vez mais atraídos pela ambição de obter coisas de forma fácil sem precisar de esforço algum, o que os levam ao aroubo. Outros usam esse meio para fugir da miséria e ajudar a família em casa, sses e outros m otivos os levam a ser maioria nos presídios.
O sistema carcerário propões a reeducação dos presos através de trabalhos comunitários e cursos técnicos que os ajudem no mercado de trabalho. Mesmo assim, muitos presidiários não conseguem uma oportunidade e ao saírem das cadeias sofrem com o preconceito e acabam voltano ao mundo crime para poder sobreviver.
A falta de segurança nos presídios e desatenção por parte do poder público está facilitando a entrada de celulares e objetos perigosos, o que acaba gerando confusões e o não desligamento do mundo do crime.
Uma melhor distribuição de renda entre as classes sociais e parcerias com algumas empresas, devem ser medidas tomadas pelo governo para reduzir o número de pessoas que entram nas cadeias e facilitar suas vidas ao saírem da prisão. Isso proporciona uma melhor ressocialização na vida de pessoas que aprendem com erro e que buscam uma nova chance para crescer na vida honestamente.
Gerciane de Oliveira Vasconcelos
               2º “C”


Nenhum comentário: